quarta-feira, 23 de março de 2011

Encerramento de Ciclos

Bem, depois de algumas semanas viajando a trabalho e ausente daqui, vim retomar as atividades do blog...


O mais interessante foi a forma como o tema desse post. Eu estava totalmente direcionado à escrever sobre esferas, ou círculos de relacionamentos, mas conversando com algumas pessoas sobre situações que estão passando, comecei a pensar em mudar. Além disso, abrindo meus e-mails, fui clicar em um ícone sobre um texto, sem querer cliquei em um ícone de tatot on-line(rs) e já que tava ali, fui jogar...pra minha surpresa a carta que falou era justamente disso: Encerrar ciclos, velhos comportamentos, deixar coisas pra trás... e nesse exato momento em que escrevo isso, uma música acaba de dizer: "let it go"....puxa!!! Isso que é sintonia....bem, e eu percebi que realmente mesmo na minha vida eu estou precisando fechar alguns ciclos, fora os que já andei fechando...


Mas existe um grande problema...o que são esses ciclos? Pra que eles servem? Por que os fechar, ou encerrar? Como fazer isso?


Os ciclos em verdade são extensões de nós mesmos, das nossas vidas e pra ser bem realista tem muito mais a ver conosco do que com as outras pessoas envolvidas nele. Um ciclo é uma situação em que a pessoa se dispõe a vivenciar, conscientemente ou não...e só...eles servem, naturalmente, pra que nós consigamos algum aprendizado, e se não houver esse aprendizado, pelo menos que haja diversão, como diria Richard Bach no livro Ilusões (Ótimo, por sinal!!!)


Agora...por que encerrá-los? E mais!!! (isso é piada interna...rs) Por que é tão difícil encerrá-los????


A importância de encerrar um ciclo está em resolver (re-solver, ou seja, solver novamente) qualquer situação da vida. Todo mundo fala sobre situações mal resolvidas, que geram incômodo, insatisfação....é justamente por isso. Porque o ciclo ainda está aberto, e o ponto de plenitude naquele determinado aspecto não foi atingido....hã?? Como assim?? É isso mesmo!!Pra fechar um ciclo, a pessoa tem que chegar a um ponto em que esteja satisfeita com o que fez pela situação, e não necessariamente com o resultado atingido...para que a pessoa que o faça, consiga sentir paz, tranquilidade, satisfação consigo mesmo por ter feito tudo que podia...


Vou dar um exemplo que usamos em aula...um fazendeiro vive da plantação de arroz..então na época certa ele adubou a terra, plantou as sementes de forma correta, cuidou para que não houvesse contaminação por água, insetos e afins...enfim, fez tudo o que deveria...mas veio uma geada e acabou com a sua plantação...o que ele poderia fazer?!?! A parte dele, tudo que cabia a ele, ele fez...isso traz um sentimento de plenitude, de estar bem consigo mesmo...tipo: eu fiz tudo que podia...


Outro...uma pessoa gosta de outra e faz tudo o que pode para viver bem, ou voltar a viver bem, ou acertar alguma coisa ou outra...mas não dá certo!!! Porque a outra não quer, simplesmente...vai fazer o que? Eu sei, todo mundo me diz que sempre dá pra fazer algo a mais....e, ahhh se eu tivesse feito isso, ou se tivesse aquilo...desculpem, as possibilidades são infinitas, por isso é dentro do seu coração que você vai saber o momento dessa plenitude...cuidado com os exageros, você pode se violentar emocionalmente...e cuidado para não fazer de menos por causa do orgulho...essa linha é realmente muito tênue...


Mas e aí?? Já experimentaram a sensação de dever cumprido? Seja o resultado o que você esperava ou não?? Se sim, a magia se fez....xiu!! Quieto, Leandro!!!


Duas menções importantíssimas....em conversa com a Fê essa semana, ela me disse uma coisa muito, mas muito sábia...nós costumamos usar o termo "esquecer", com as situações...mas nããão!! Não devemos esquecer, devemos resolver, FINALIZAR, como ela bem disse...e me ocorreu realmente que esse é um belo termômetro para saber em que grau está essa resolução...quando você quer esquecer, ou apagar, é porque ainda existe algo aí que te incomoda...alguém que tá lendo isso acha que é situação resolvida??!?!!? rs...mas, quando você lembra da pessoa, ou do lugar, ou da situação e não há sensação ruim, opa!!! Aí sim a coisa está legal...


A próxima é: quanto mais ciclos você fecha, mais você se abre para outros....UAU!!! Essa sim, hein??? Claro, esses ciclos tomam tempo demais das nossas vidas, muita atenção e com a atenção vai a energia...e aí? Quanto tempo você tem pra estar aberto, atrair, ou até buscar coisas novas?? E se faz, o quanto o faz de coração mesmo?? Fica metade aqui, metade lá e não vive nenhum dos dois....


A escolha...A ESCOLHA...ela sempre tem um preço...se você escolhe A, abre mão de B e de C...Se escolhe B, abre mão de A e de C..e assim vai...(o Clodoaldo me mata por escrever essas coisas aqui...hehehe)...mas ainda assim no próximo post, vou falar sobre Posicionamento e o que a vida faz com quem não se posiciona...a coragem de escolher, de saber o que é melhor pra si...e isso não é egoísmo, tem haver só com individualidade...


É, às vezes não é fácil....ontem encerrei um ciclo com uma pessoa que eu sempre tive muita estima, e infelizmente vi que as atitudes não condizem com os propósitos a que eu sirvo...difícil, né? Segunda-feira, fechei um ciclo maior ainda...e isso foi bom, e saber que as pessoas estão querendo fechar seus ciclos também...é bonito esse movimento todo, esse desejo de melhorar que essa época está trazendo...


Mas e aí?? Está fechando ciclos?? Com os outros?? Existe com os outros?? Como estão seus ciclos??


Abraços à todos!!!

Um comentário:

  1. Então....Meus cicloss.... meu ciclos????? Acredito que alguns ciclos se encerram por si só.. com o tempo .... o vento leva... Outros porém, necessitam do nosso esforço para se encerrar.. independente da forma como eles se encerram, acho maravilhoso ver algo que pesava nas costas se esvairindo como fumaça de churrasco, e como fumaça de churrasco,,, cheirosa e apetitosa existem outros ciclos que se iniciam.. e esses... ainnnnn esses são os meu favoritos... as oportunidades, as possibilidades, esperanças...de tudo se transformar....hummm adoro transformações....eu as enxergo com bons olhos,,, de coisas boas e melhores que estão por acontecer.....
    e os ciclos?? que continuem fluindo... sempre..

    ResponderExcluir