terça-feira, 2 de agosto de 2011

Valores em Relacionamentos

Olá pessoal!!!

Vamos nós de novo em mais um Post!!!

Caminhando até chegar na Vaidade (rs), vamos abordar mais um tema complicado pra maioria dos humanos...os Relacionamentos e seus valores aplicados...

Por que valores aplicados?? Porque são os modos, as atitudes que temos nos nossos relacionamentos e com essas atitudes percebemos os valores à que realmente rendemos homenagem.

A pergunta seguinte então é: Como as pessoas se comportam nos relacionamentos???

Geralmente, com raríssimas excessões, reclamam de terem que "engolir sapos", que as coisas não funcionam da maneira que elas gostariam que fossem, do excesso de orgulho, da falta de gratidão, da falta de perdão, ou de pedir desculpas, de traições (ainda que não sejam do tipo da traição de ficar com outra pessoa), da incompreensão, do desleixo consigo mesmo em aspectos de carinho ou até mesmo físicos, ou falta de beijo, sexo e afins...acho que é por aí, não?!?!

Por que será que tanta gente diz, age e sabe que no começo tudo são mil maravilhas e depois a coisa decai?

Bem, nesse caso a resposta é fácil. Pode ser porque um colocou uma expectativa no outro que o outro não era, mas o primeiro gostaria que o segundo viesse a ser. Pode ser pela ganância ilimitada humana, em que nada do que possui está de bom tamanho. E então vão trocando e trocando. Ou a idéia de que o jardim do vizinho é sempre mais verde, que também é um reflexo do que eu disse anteriormente. Tá, eu também acho que pode ser mau-caratismo sim, em alguns casos. Lei de Gerson. Pode ser por comodismo do outro...é, pode...

O que me parece, em todos os casos, é que os humanos ainda não aprenderam a sentir que cada dia é um dia diferente do outro, e que é impossível pisar na mesma porção de água de um rio. E essa incapacidade de perceber que cada dia é um novo dia, causa essa fixação da forma ou imagem que tem de si ou do outro, criando o costume, a estagnação e isso causa o desinteresse...quando perceberem que tudo está em movimento o tempo todo, conseguirão apaixonar-se várias vezes pela mesma pessoa, pela mesma casa, pelo mesmo carro, e por aí vai...

De qualquer maneira, hoje não vim falar do que CAUSA essas dificuldades e sim, de como lidar com elas já em andamento.

E digo, tudo depende dos valores que você dá ao seu relacionamento ou, aos valores que você aplica nele.

Quer ver???

Você está no trabalho, pra fechar um contrato gordooo, daqueles...ou tem um chefe que é um imbecil, cavalo....aí no meio da negociação, a pessoa te dá uma patada, daquelas feias. E você engole seco, mas porque precisa, não é mesmo? Isso garante um dinheiro bom pra levar pra casa e te ajudará com filhos, esposa, namorada, noivo, seja lá o que for...

Então você chega em casa, e está lá a outra pessoa te esperando...por não muito, você dá a patada nela. Patada que no seu desejo, seria em quem te ofendeu, mas como você não tem coragem - sim, é um covarde - desconta em quem não vai reagir ou que a reação você pode contornar ou suportar.

Hummmm....então eu lhe pergunto, meu amigo, minha amiga...quem você adora mais?? O dinheiro ou o amor?!!?! Precisa responder?!?!? Claaaro !! Sempre tem a justificativa que vou mencionar agora:"Mas eu dependo do dinheiro" ou "Esse dinheiro é pra minha família, por isso eles tem que me aguentar"...rsrsrs...mas que plantinha, hein ?? Senhor muuuito importante do ego frágil...rsrsrs

Olha, eu até concordo que muitas vezes é necessário engolir alguns espinhos. E admiro o fato de ser por alguém...mas daí a descontar tudo na pessoa que não tem nada a ver, seu companheiro(a), é covardia demais...ahh, me lembrei de mais uma justificativa famosa:"É que com ele(a) eu tenho mais liberdade"...melhor parar por aqui, a justificativa está ficando cada vez pior...Se tiver que aguentar, aguente...mas não desconte em quem não merece e geralmente está lá pra ajudar, acolher, aconselhar, etc...seja um Ser Humano com "H" maiúsculo.

Sim, eu respondo. Nessa balança de valores, você dá mais valor ao dinheiro do que ao amor sim. Pior!!! À pessoa que você diz que ama!!! Ama ?!?! Ama nada....suas atitudes não condizem com suas palavras ou pseudo-sentimentos...

E aí vai a igreja falar de Deus e sai de lá falando de Amor...Amor!??!? Deus ?!!? Que tamanho tem seu Deus?? Não me venha falar de Deus se você deixa a pessoa a quem você promete seu amor, você a deixa por dinheiro, a troca por dinheiro, a maltrata por dinheiro...Pode falar de Deus, mas seu Deus adorado, tem nome: Poder, sob a alcunha do Dinheiro...

Mas pra quem ainda quer que as coisas deem certo, vou dar duas dicas de conduta a serem seguidas:

1 - Você com a sociedade:

Com a sociedade, use as ferramentas da sociedade. Se são sujos com você, saiba jogar o jogo. Se são falsos, aprenda a esquivar-se ou defender-se. Se forem racionais, racionalize. E assim por diante.

Mas lembre-se. Cuidado!! Lembre-se das lições:
Não lute de espadas contra um samurai, se você não for um. Ele te corta no meio.
Não discuta filosofia com um filósofo, se você não for um. Ele te mastiga e engole.
Não enfrente alguém, se você não domina as mesmas armas.

Se você não concorda, se não gosta de atuar no meio dessa maneira, então afaste-se!!! Você também tem essa escolha. Mas uma, ou outra.

Não pense que o Escorpião deixará de ser Escorpião. Ah, você não conhecem a história, né?
O Sapo estava na beira de um rio pra atravessar, quando se aproxima o Escorpião e diz:"Ei Sapo, me dá uma carona até o outro lado do rio?" E o Sapo lhe responde:"De jeito nenhum, você vai me picar!" O Escorpião então argumenta:"Imagina Sapo! Eu não sou assim, eu mudei", e continua a argumentar até o Sapo acreditar que deveria levá-lo ao outro lado do rio.

Eis que o Sapo dá a carona ao Escorpião, e ao chegar a outra margem, o Escorpião vai em pimba! Pica o Sapo!!! E na sua dor e sofrimento, o Sapo lhe cobra:"Você disse que tinha mudado!" E o Escorpião diz com autoridade:"Eu sou Escorpião, é isso que sou".

Bem, espero ter sido claro. E aproveito o gancho pra passar um conceito, pra ajudar com quem você deve unir-se ou afastar-se.

Se a pessoa só racionaliza, AFASTE-SE!!! Ou use as mesmas possibilidades de racionalização.
Se a pessoa sente, se o que faz, ainda que em algumas oportunidades erre, mas o faça seguindo seu coração, APROXIME-SE!!!

Não estou falando de pessoas emotivas ao extremo, e sim de pessoas que seguem o coração. A diferença às vezes é sutil, mas prestando atenção, dá pra notar sim...

Ah, se você é uma pessoa que racionaliza tudo, só o que digo é: Dividindo a nossa capacidade básica de interpretação em quatro itens - racional, emocional, inteligível e intuitivo - você só usa um aspecto da capacidade. Além disso, nem preciso te conhecer pra saber que você só se importa consigo mesmo e vive articulando planos e estratégias pra se dar bem, além de agir com frieza em ralação aos sentimentos dos outros. Pode até se comover, mas quando se identifica com a situação. Não é pelos outros e sim por você mesmo, se tivesse no lugar dele, ou se já passou por situação semelhante. No seu âmago, fica até um pouco feliz por ser o outro e não você...

Se assim desejar, repense tudo!!!

Segunda dica:

Você e sua família...considerando família seus pais e irmãos solteiros que moram com você na mesma casa. Ou, se você é casado, sua esposa e filhos solteiros que moram com você na mesma casa.

Com essas pessoas, a técnica é: CONTEMPORIZE!!!

Não ofenda demais, aceite as desculpas, peça desculpas, compreenda. Essas são as pessoas que na época em que o bicho pegar, vão segurar a sua onda e você a delas. Mas sempre, sempre contemporize!!! Ah, eles não fazem isso comigo!!! Ótimo, ensine-os...passe seus valores adiante...faça-os entender a importância...

E saiba interpretar os sinais...quando brigaram e ela faz um jantar pra você, deita no seu colo, é um pedido de desculpas, é hastear a bandeira branca. Quando estão mal e ele traz flores, te leva café na cama, idem!!! Joga esse orgulho pra lá....alias, o que é maior??? Seu Orgulho ou seu Amor?!!?!? Vasculhe nas suas atitudes e você saberá...

Outra coisa. Não deixe a parte sexual e de desejo cair. É uma das causas do relacionamento virar amizade. Paquere a sua esposa, de atenção a ela. Provoque seu noivo, seduza-o. Olhe sua namorada com cumplicidade, faça planos. Elogie seu marido, ele gosta. Isso mantém a chama acesa. Tratem-se como namorados. Não consigo ver a dificuldade nisso. Mas fica difícil se vocês já se ofenderam até o limite, e aí um não tem vontade de olhar na cara do outro e vice-versa. Estão vendo como é importante manter um certo nível?!!?!?

Se já fizeram, mudem...sempre é tempo...perdoem, esqueçam e mudem! Parem de repetir essas atitudes.

Mas verão que dá certo...contemporizem!!!

Se a pessoa te traiu, sinceramente não sei o que ainda está fazendo com ela...é, é o que eu acho...uma traição destrói um relacionamento, mas isso é papo pra outra hora.

Esses dois círculos de relacionamento ajudam as pessoas a se guiarem no convívio, e não caírem em armadilhas da sociedade. De minha parte, e por usar esse conhecimento já há um longo tempo, algumas pessoas estão nessa esfera e que estariam somente pessoas da minha família, mas elas conquistaram esse lugar, estão por merecimento e confiança.

Vai usando, e com o tempo você vai saber quem pode estar dentro ou não.

Mas aposto que em algum momento desse post, você parou pra pensar que a maioria das pessoas contemporiza na sociedade e racionaliza dentro de casa, não foi???

E você??? O que você faz??? Vai continuar fazendo e ferrando a sua família??? Entes que você deveria ajudar e que te apoiam e seguram sua barra quando você cai???

Muito bom, essa é a sua colaboração pra um mundo melhor. Para de reclamar de políticos, jogadores de futebol, famosos, músicos ruins, polícia, falta de perdão e compreensão!! Para, por favor! Você não faz sua parte. Não tem o direito.

Quem é você no planeta?? E no mundo???

Um abraço à todos,

Um comentário:

  1. É meu amigo, quem sabe agora eu passe de ano, com essas dicas, na escola da vida! rsrsrs!
    Um abraço!
    Marcello

    ResponderExcluir