quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Nova Sociedade Humana do Dr Celso Charuri

Boa noite à todos,

Quem convive um pouco mais comigo, sabe que muitos dos meus estudos vem de uma escola descendente da antiga Pró-Vida, escola essa fundada pelo Médico, Psicólogo, Filósofo e estudioso de outros assuntos que não cabem aqui nesse blog, o Dr Celso Charuri.

Digo antiga Pró-Vida, pois sem dúvidas a Pró-Vida de hoje não é a mesma criada pelo Dr. Celso, obviamente. Regida por pessoas diferentes, tem diferentes significados, ainda mais falando de um ser como o Dr Celso, que poderia usar a expressão "SER" com letras maiúsculas, e com a consciência limpa de fazer isso sem nenhum tipo de adoração e fanatismo. A história e conduta do Dr. Celso são a maior prova de minhas palavras.

Reza uma lenda, que o Dr. Celso é uma reencarnação do Filósofo Platão, ou pra ser mais preciso, que o Dr Celso e Platão são encarnações do mesmo Ser, da mesma Consciência Individual.

Lendo algumas passagens dos escritos de Platão, o Livro a República e os comparando aos ensinamentos do Dr. Celso, são perceptíveis as semelhanças. Mundo das Idéias, Democracia (a Verdadeira).

Mas hoje vou me restringir a falar da Ideia de uma Nova Sociedade Humana, que era sabidamente um dos objetivos do Dr. Celso, que por sinal eu partilho.

Em um dos cursos criados por ele, não interessa qual, ele criou uma aula de Princípios. Não vou falar quais princípios são esses e nem o qual é o curso, pois respeito a ordenação das aulas e o esforço dos alunos até chegarem ao merecimento de tal conhecimento. Porém, discretamente eu os menciono em bate-papos e aqui no Blog. Se quiserem uma informação sobre o que é um homem de Princípios, recomendo o blog http://essenciadacienciaedareligiao.blogspot.com/, onde um texto filosófico explana bem esse tema.

O que acontece, é que o Dr Celso queria construir uma Sociedade baseada nesses Princípios (Divinos e não Absolutos, por sinal). O grande problema, como todos, é que pra construir uma Sociedade melhor, é preciso de pessoas melhores.

E aí eu pergunto: Vemos pessoas melhores por aí????? Claro que não!!!

Só o que temos por aí, são pessoas reclamando umas das outras, julgando e recriminando, se colocando como superiores, ou mais "servas de Deus" do que outras, ou mais "evoluídas". Mas, quando o "bicho pega", que é realmente quando vemos quem é quem (é só nos lembrarmos dos casos como o de Itajaí, por exemplo, onde em meio a uma catástrofe natural gigantesca, uma grande parte das pessoas se degladiavam entre si, e outras roubavam TV's de plasma), porque quando as pessoas não estão presas aos seus freios (no caso, a Moral ou o Espírito de Bom Mocismo), mostram o tamanho egoísmo, o orgulho, a arrogância, a gula, a soberba, a ira, a luxúria, a inveja e vocês já sabem os outros que restam. Ou não é? Percebam! Quando a coisa fica feia, e não só sociedade, é em casa mesmo, nos relacionamentos íntimos, é que vemos quem é quem! Acham que falo só do que acontece lá fora?!?!?! Não, eu falo do que acontece dentro, porque quanto mais ficamos procurando causas fora, menos olhamos pra dentro, e aí essa Nova Sociedade nunca acontecerá. Pelo menos não nesse planeta (aliás, a palavra planeta significa plano pequeno, porque plano + eta=diminutivo de algo).

Só um adendo. Essa semana eu vi uma foto de uma Galáxia se fundindo com outra. Uma GALÁXIA, tem noção do tamanho? E uma galáxia é um Ser, e um Ser daquela magnitude simplesmente é o que é. E nós, humanos, com nossa soberba (vaidade e orgulho são manifestações da soberba).

Mas, voltemos a nossa sociedade humana. Pessoas melhores. Estou aqui agora vendo na novela uma pessoa boa, honesta, trabalhadora, preocupada com a família, suportou todas as sacanagens da esposa, e ainda foi traído. Traído, por um cafajeste. Agora ele a manda embora de casa.

Conhece pessoas assim??? Ah, eu conheço...algumas...poucas, muito poucas, infelizmente. Esse planeta está recheado de espíritos tacanhos e egoístas, que até são legais e agradáveis quando está tudo bem, mas é só acontecer alguma coisa, que já mostram as garras do Orgulho, Vaidade, Egoísmo enfim. Não se importam com nada, só consigo mesmos.

Mas esse cara, o Julio, da novela, me parecia uma pessoa legal. E eu pergunto: Ele tem culpa da esposa fazer o que fez? Muita gente vai dizer que não. E não tem, mesmo. Mas tem parte de responsabilidade. Sim, tem sim. Porque ele sabia que ela era assim e continuou com ela. Ok, o argumento que ele a amava é válido. Mas, se ele sabia e continuou, escolheu correr o risco, então não pode reclamar. É a parte dele. Dar o suporte para que esse ser tacanho manifestasse todo seu arsenal de articulações, planos e orgulho[1].

Outro dia, conversando sobre isso com algumas pessoas, concordamos que homens e mulheres gostam de cavalheiros/damas na sociedade e ...bem, vocês sabem o que, na cama. Na continuação da conversa, percebemos que algumas pessoas(de ambos os sexos) realmente gostam de canalhas e cafajestes de verdade! Isso não é incrível?!?! Não, não é...pode ser triste, estamos em 2011, nossa civilização humana está velha, e não mudamos nada...cafajestes, tacanhos, orgulhosos que usam de suas armadilhas pra usar e subjulgar pessoas que adquirem controle.

Alguém já parou pra pensar porque se sente atraída por pessoas assim?? E já parou pra pensar, que quanto mais se sente atraído (a), mais dá suporte para que elas continuem existindo???

Não deveria, mas vou - visto que hoje estou num dia muito ruim, amargo, triste, mas não menos consciente - falar o por quê...é o pecado da gula, unido ao da soberba, esse manifestado na forma de orgulho, a força motora dessa ação...a gula de possuir mais, infinitamente, e é potencializado pela possibilidade de possuir algo difícil (e assim tornando o que possui dispensável e sem graça...ahhh, alguém aí vai me dizer que nunca aconteceu de conseguir algo que queria, e quando conseguiu, o algo perdeu a graça? Ou, ficou comum, perdeu a graça...o jardim do vizinho é sempre mais verde, né?), aquilo perde o valor. Deprimente...repito, deprimente...o orgulho atuando em forma de desprezo pelas conquistas que deveriam gerar gratidão e respeito, mas geram.....desprezo!

Esse fator(em relacionamentos) é muito visto em pessoas bonitas fisicamente - no trabalho ou status, são manifestados em pessoas inteligentes ou com mais dinheiro, mas usando a analogia, dá pra sobrepor uma situação na outra - porque essas pessoas, certas de sua beleza, mimadas pela sua beleza, estragadas e fúteis pela sua beleza, desejam se cercar de pessoas semelhantes no quesito beleza. E tratam tudo e todos como dispensáveis. Porque pela porcaria da sua beleza, e dos coitados que lhe imploram atenção, só porque a barbiezinha ou o da barriga de tanquinho são objetos de atração praticamente obsessiva. E cada vez mais essas pessoas orgulhosas se alimentam de outras pessoas. Pisam, chutam, desdenham, ignoram e tudo o mais, porque sempre tem o próximo da fila.

Aí eu pergunto: por que você, pessoa que se considera uma pessoa, está atrás de alguém assim? Você não vê que é co-criador do monstro?!?! É! Você dá o suporte para que esse ser tacanho se alimente. Ele se alimenta de você. Da sua disposição, da sua boa vontade, da sua boa índole, da sua honestidade, da sua entrega. E o que dão em troca?? Nada! Nem ligam pra você, tanto faz se você está sofrendo ou não. Ligue pra mim, eu sou o(a) tal...me procure, porque não estou nem aí!

Vou exemplificar, o Mac Donalds venderia lanches se ninguém mais gostasse?!?! Então, é por aí com essas pessoas também.

Por que nos sentimos atraídos por pessoas assim?!?! Por que AINDA nos sentimos atraídos por pessoas assim????

Porque não há consciência, não há respeito, não há compaixão, não há altruísmo. Não há! podem ser até ideais, mas na prática hoje não são postos em prática, porque quando o bicho pega....pega!

Hoje, temos o freio da moral (Sim, Freio!!!), para tentarmos manifestar o Respeito. Pois se o Respeito existisse, a moral seria automática ou não necessária. Por que existe esse freio? Pra que os humanos não se mostrem o que realmente são. Nós evoluímos?? Nós temos Respeito, Consciência?!?! E os abusos tecnológicos idênticos à lenda de Atlântida. E os abusos luxuriosos, como na lenda de Sodoma e Gomorra?!?! Ou mesmo na época Romana???

Hoje é tudo líquido, banal. Não existem valores, não existe respeito. Os valores humanos se resumem em Poder, de Status e de Luxúria, e claro, o Orgulho desse Poder...

Portanto, eu, Leandro, não acredito mais em uma sociedade melhor, assim como estão falando, não acredito em chamados estelares, não acredito em nada disso. Acredito sim, em pessoas de bem, cada uma por si, expanda sua consciência. Procure saber o que é, ou pelo menos do que é composto, questione seus valores, supere-os se for o caso, reconheça-se nos seus semelhantes, reconheça a si mesmo e reconheça a Deus. Pare de se iludir, pare de procurar fora, textos, livros, até mesmo aqui nesse blog...e olhe pra dentro.

Eu ando cansado, e vejo isso nos semblantes e expressões (como se não tivesse a capacidade de ver de outras formas) que meus amigos de objetivos também estão. Confesso, como é meu blog particular, que já pedi meu boné ao Pai por diversas vezes, e realmente não sei o porque Ele ainda me mantém aqui, sendo que não estou sendo eficiente na minha função de servir às pessoas para que sejam melhores...

Apenas vejo pessoas que em situações de limite, e podem manifestar grandeza, nobreza, humildade, amor, e sabem que podem fazer isso, apenas se importando na manutenção de seu egoísmo.

Ainda Eu, Leandro, fiz uma escolha de vida. Eu escolhi ser uma pessoa decente, respeitosa com meus companheiros de planeta. Vejam! Isso não é sacrifício, não é penoso, não é doloroso. É bom! É prazeroso. É bom fazer um afago em quem precisa de um afago. É legal poder dar uma palavra pra quem está sem rumo. É bom ouvir alguém desabafar quando está desesperado e oferecer compreensão. É, é bom sim. Além disso escolhi, também, que não seria mais ponto de apoio para que essas pessoas se manifestassem, sugando a minha alma. Não estranhamente, (embora não me ache bonito), a maioria das pessoas que namorei não eram tão bonitas fisicamente, porque o orgulho das que eram as estragavam tanto que acabavam com qualquer possibilidade de relacionamento(lembrem-se, isso tudo que disse se manifesta em outras formas de poder. Será que elas poderiam mudar?!?! Lembram do Sapo e do Escorpião??? Eu escolhi ser isso, e continuo sendo. De mim, essas pessoas não tem e não terão mais o sangue a ser sugado.

É uma escolha. É a minha escolha. Se esse for o preço de ficar sozinho a vida inteira, tudo bem. É o preço. Eu estou disposto a pagar. Acho que possa ser difícil pensar que todo mundo está se dando bem momentaneamente enquanto você se ferra por tentar ser uma boa pessoa. Mas como eu disse, é uma escolha. De ser alguém em que se valha a pena contar e confiar, seja lá o quão difíceis as coisas estejam, ou ser um desses que caminham por aí...

Confesso que cada vez me mais me dá vontade de sentar embaixo de um pé de manga com uma faca e só observar. Ver a coisa acabar e só observar, sem me meter mais. 2012 pode não ser em 2012(claro que eu me refiro às catástrofes anunciadas), mas uma hora vai ser. Se eu estiver presente, claro que vou ajudar no que me couber, não abandonaria meus irmãos, sejam eles católicos, evangélicos, espíritas, espiritualistas, protestantes, umbandistas, budistas e todos os outros que estão por aí.

Mas dá uma olhada no nome do Blog...

E eu pergunto: E VOCÊ??? Quem é você na Sociedade?? Na Humanidade...Você é a Presa? Ou é o Predador??

Gostaria de fazer um agradecimento. Há uns dois meses atrás, uma amiga, a Renata me fez um elogio que me tocou, em relação à conduta. Como não sou muito elogiado e nem muito indispensável - e não sou movido por nenhum dos dois - vou colocar aqui. Ela me disse que nesse tempo em que nos conhecemos (cerca de 7 anos), sou a única pessoa que ela conhece que se manteve fiel, que se manteve firme e não corrompível. É lisonjeador (ou lisongeador?!?!) ouvir isso de alguém como você, Re..obrigado pelas palavras. Sempre farei jus à elas. Não é esforço, não é sacrifício, é por prazer mesmo.

Hoje peço desculpas pelas palavras e expressões pesadas, assim como pelo desabafo. Realmente estou amargurado, triste. Até dei um tempo de escrever o livro, pois uma parte boa minha perdeu parte da confiança em uma sociedade melhor, eu acho...

Como o futuro é uma equação matemática perfeita dos elementos que compõe as pessoas somados as forças naturais, fica realmente difícil confiar que algo possa ser diferente...

Vou escrever mais sobre o que somos no domingo, possível aniversário de nascimento de Jesus. Mas enfim, somos mais do que o Ego (Eu menor, definido por Carl Gustav Jung) e relacionado à nossa consciência atual. Quando alguém diz: eu sou o que eu faço, essa pessoa está afirmando que é o Ego, pois o Ego é a consciência atual. o Egoísmo é o culto à essa consciência, limitada, definida e portando falsa e ilusória. Uma tentativa de se manter da forma que acha que é.

Bom, na verdade não teve nada a ver essa última ideia com a do texto em geral, mas não vou mudar. Assim como dessa vez não revisei o texto.

Até breve...
Leandro

13 comentários:

  1. Isso aí Leandro, estou com você. Abraços, Nilza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilza!!! Obrigado!!! Estamos juntos, então!!! Um abraço, Leandro

      Excluir
  2. Dr. Celso dizia que a mudança real somente pode ser feita por evolução pois a revolução simplesmente revolve.
    Cabe a nós evoluirmos e soltar a pedra para sermos o dizemos. Vamos nos unir para mostrar o caminho e dar tempo para que cada um acorde no seu tempo.

    http://ozoneoil.blogspot.com.br/2013/03/pela-evolucao-do-homem-revolucao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ozone,
      Dizer que revolução revolve, é a mesma coisa que dizer que um círculo é algo circular. Não explica, nem define coisa alguma.
      O Dr. Celso se referia primeiramente a evolução e posteriormente ao desenvolvimento, pois claro que ele sabia que até mesmo a evolução é ilusão, a partir de um determinado ponto de vista.
      E discordo totalmente de você, quando a referência é mostrar o caminho. Cada um deve seguir seu próprio caminho, se seguir o caminho de outrém é nada mais do que seguir um dogma,assim como desejar mostrar o caminho para alguém, demonstra vários aspectos de tirania.
      Por fim, acredito que que seria mais digno de sua parte abrir espaços para comentários no seu blog, e não direcioná-lo ao seu site de venda de produtos, pois isso é prática imoral e ilícita, segundo as regras do Google.
      Ah, e você claramente deveria meditar sobre os princípios a que se refere, pois suas palavras e ações nesse pouco contato que tivemos, já demonstram claramente que você não os entendeu, menos os compreendeu e não os pratica.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Com todo respeito! Você não imagina o que esta falando, sinceramente !
    Busque Ser o que tem, caso contrário ...

    ResponderExcluir
  4. Leandro, não sei se seu pensamento ainda é o mesmo. Revolta e gratidão fazem do pensamento humano. Mas acredito que assim como temos responsabilidade nas relações, também temos no mundo a nossa volta. O que é fora, é reflexo do que é dentro, que na verdade acabam sendo a mesma coisa. Para mudar o mundo e o que nos revolta temos que mudar a nós mesmos. Um grande abraço e te desejo um lindo caminho.

    ResponderExcluir
  5. OlamLeandro, gostaria de saber qual é esta escola que descende da antiga Pró=Vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma escola descende da Pró-Vida. Ela continua a única.

      Excluir
  6. bom dia Leandro, essa escola que descende da ProVida é a Phoenix ?

    ResponderExcluir
  7. É meu amigo.. respeito o seu modo de pensar... Mas iniciou seu blog dizendo que seus estudos vem de uma escola descendente da Próvida!!! Pois deveria estudar mais então!!! Estamos mais vivos do que nunca!! E você sabe disso. Abs

    ResponderExcluir
  8. Existe esta escola Phoenix, qual o local dela?

    ResponderExcluir
  9. Leandro ! voce foi aluno do Dr. Celso?

    ResponderExcluir