terça-feira, 30 de agosto de 2011

Humanos em Redes Sociais?

Oi Pessoal...

Desde a semana passada, observando e refletindo sobre as redes sociais, tecnologia e afins, resolvi colocar alguns pensamentos aqui...

Agora mesmo no MSN, o assunto é esse...

Eu tenho 33 anos, sou da época em que não tinha celular na infância e adolescência, internet era pra poucos, webcams pra ricos, e jamais pensaríamos sobre nos relacionarmos em algo como Orkut, Facebook, E-mail, etc. E olha que aos 16 anos, eu estudava computação. Foi mais ou menos quando deu o "Bum" da Internet. Um pouco à frente, pra falar a verdade.

Mas enfim, sou da época em que não trocávamos SMS, escrevíamos cartas a mão, e precisávamos nos encontrarmos pra conversar! O telefones eram todos de mesa. Era um tal de ligar e não ter ninguém em casa...rsrs...estranho, as coisas funcionavam bem naquela época. Não me lembro de grandes mal entendidos por causa disso não.

Naquela época, os amigos se encontravam todos na casa de um! Levávamos o violão, ou apenas ficávamos na calçada conversando e nos divertindo. Nossa, que saudade que deu disso agora...não sou de abrir muito sobre as pessoas que conheço aqui, mas devido a saudade que bateu, vamos lá! Eu, Nê, Paulo, Gui, Val, Jô, Sá, Keko, Liu, Giu, Fabinho, Claudinho, Deco, Dú, Muela...fora as respectivas famílias....todos juntos na casa do Paulo, do Keko ou do Claudinho...1996!!!! Nossa...muitas saudades!!! Época que o Tio Hélio e a Tia Lourdes só deixavam a Val sair se esse que vos escreve fosse junto!! Estão vendo? Desde novinho eu já era responsável!!! Hehehe...Também tive a sorte de estar em uma turma em que demoramos muito pra começarmos a beber, não usamos drogas...e acho que por isso uma boa parte da nossa inocência foi prorrogada...nosso negócio era jogar bola, falar besteira, sacanear um ao outro, sofrer eu estar feliz com a paixãozinha da época, enfim, viver! Estarmos juntos! Estarmos próximos! Estarmos perto e unidos! Nos vermos, nos abraçarmos, beijarmos...não à toa até hoje cumprimento o Tio Paulo, o Claudinho, o Fabinho, o Dú, o Marcão e às vezes o Paulo com um beijo no rosto...e como é bom sentir que nossa pureza e ingenuidade foi mantida...

Mas, o que acontece com a gente? O que acontece comigo?!?!?! O que acontece com a sociedade?!?! Com essa onda de tecnologia....excelente em termos de informação e péssima pelo lado humano! Eu pergunto: Estamos nos tornando robôs???????? Primeiro ponto.

Parece que quanto mais a tecnologia cresce, menos as pessoas tem tempo, espaço e vão se tornando menos humanas...msn, sms, orkut, facebook, e-mail...olha, vou falar a verdade. Eu uso muitas dessas tecnologias. Mais do que deveria, na minha opinião. Mas acho que chega a hora de pararmos pra pensar e revermos nossas condutas. Eu já VI pessoas terminando relacionamentos pelo MSN. Já VI pessoas fazendo isso pelo ORKUT. Já vi brigas homéricas em páginas de recados do ORKUT. Do Facebook ainda não vi. Cara!!!! A pessoa não merece uma ligação?!?!!? Não merece que a outra vá até a casa dela pra pedir desculpas? Ou mesmo pra brigar? Ou pra terminar?!?! Olhar nos olhos, abraçar, beijar. Hoje a maioria das pessoas apela até pra sexo virtual!!! Jesus Cristo!!!! Onde nós estamos ?? Eu sei que pessoas vem falando isso há algum tempo, já! Mas por favor! Estamos deixando de ser o que nos caracteriza humanos! São ferramentas ótimas, no nível físico, mas deveriam estar à nossa disposição e não nós sermos seus escravos! E somos escravos, sim! Porque essa Redes Sociais transformaram o planeta em um grande BBB.

Emoções expostas (das quais às vezes eu me incluo), carência afetiva exacerbada - veja pessoas colocando fotos de onde vão, o que vão fazer, onde estão trabalhando, etc. Tudo ali serve pra chamar a atenção. "Eiiii, olha aqui o que eu tô fazendo!!!", "Olha como sou legal","Olha como eu me divirto, viajo","Olha como nos amamos","Olha a minha religião" e por aí vai...o grande BBB....que saudade da época em que víamos fotos em álbum de papel e as câmeras eram de filmes...a gente nunca tava preocupado em tirar a foto perfeita e ainda nos divertíamos demais com as que ficavam estranhas. Como disse, eu mesmo preciso rever alguns conceitos.

Já atualmente,

Atualmente tem que tudo PARECER PERFEITO! Sim, PARECER. Sou o bem-sucedido, sou o legal, sou a gostosa, preciso de atenção. Preciso mostrar ao mundo, não quem sou, mas sim como quero que me vejam. Tudo "líquido", na gíria filosófica. Pessoas líquidas, imagens líquidas, Deus líquido. Tudo líquido. Sem consistência. Vão.

Como a bolha de sabão que é linda, mas você encosta nela e o que acontece? Não tem nada dentro.

Isso realmente está afastando as pessoas, e nos tornando alguma coisa não humana.

Eu pergunto de novo: as pessoas vão pra festas pra se divertirem, viajam pra se divertirem, bebem porque gostam, fazem as coisas porque gostam, ou estão lá mais preocupadas em ficar sem mostrando pros outros ao invés de viver o que estão experimentando naquele momento?

Vejo foto com o comentário:"Estou tomando sorvete no América do Iguatemi em SP", ou "Eu e fulana na balada agora não sei onde". Ahhhhhhhhhhh, má váááá, né???? Ninguém vive mais o momento. E ainda tem a coragem, ou melhor a audácia de virem me falar em meditação. Olha, não dá. Não dá mesmo!

Ah, mas hoje não vou enfiar o dedo na cara de ninguém não. É tudo mea-culpa. Se alguém também vestir a carapuça, que seja por si.

Eu estou com uma saudade imensa dos meus amigos! Faz muito tempo que não os vejo. Há 3 semanas que a conversa com o Paulo não é outra. Sobre estarmos com saudades. É ótimo ter Skype. Ontem falei com a Van quase uma hora e meia. Ajuda muito. Mas numa boa. Não é igual estar perto. Não é igual a sentir o calor da pessoa. Não é. Definitivamente, não é! Saudades dos meus amigos...saudades das pessoas que gosto, que amo! Que sem eles não seria a metade do que sou hoje. Nem sei se teria chegado até aqui.

Eu me lembro bem, em uma época que eu tive depressão. Fiquei mais ou menos 1 ano e meio de cama. Muita gente falava comigo no msn, quando eu entrava, às vezes falávamos ao telefone, o que considero bem mais legal. Mas nunca vou esquecer, e dizer que sempre serei grato a minha amiga Sirlei, que um dia apareceu lá em casa com uma violetinha, pra me fazer uma visita. Acho que foi à partir dali que eu comecei a melhorar. Que diferença......de alguém estar presente.

Há mais ou menos uns dois meses eu estou com isso, com essa sensação. De falta das pessoas. E aí comecei a pensar sobre isso. Será que se não tivéssemos todas essas ferramentas, eu estaria tão distante dos meus amigos?!?! Duvido...

Mas também pensei...e se não houvessem essas ferramentas??? Eu vou citar duas pessoas...a Renata Thebas, minha amigoooona que mora nos EUA, e que nos conhecemos pelo site so Parperfeito há uns 11 anos atrás, eu acho. Nunca nos vimos pessoalmente. Um pena. Não sei qual foi a merda que me deu que nunca peguei um avião e fui passar uns dias lá com ela. Desculpe, Rê...e a Kátia Ruiva, que também já conheço há anos. Foi no Orkut. E com a Ká foi ainda pior, porque já tivemos a chance de nos vermos e eu que não consegui ir. Mas ela mora em Joinville. Cara, uma passagem de avião daqui do lado de casa até lá está 60 Reais! Eu gasto isso pra ir ao cinema! São exemplos de pessoas que eu gosto tanto, mas tanto, e não pude dar um abraço, ainda...

Só que olha como essas ferramentas foram importantes. Assim como são importantes na transmissão de informações. Eu só acho, de novo. Que elas devem servir como ferramentas. Eu vou divulgar isso que escrevi nas redes sociais, claro! Não vou sair ligando pra todo mundo que escrevi no blog. Mas vou telefonar eu dar um jeito de ficar mais presente com as pessoas que eu gosto, pra poder falar pessoalmente o quanto são importantes pra mim, porque isso, só pelo msn, orkut, facebook, não dá mais!

Eu não quero que ninguém faça o que eu estou fazendo. Hoje, como disse, é um dia que escrevi por mim. Se alguém concordar, então que faça por si!

Porque eu quero continuar humano, nesse sentido. Quero ser algo diferente de um robô. Quero poder sentir e expressar minhas emoções e sentimentos. Tenho muito receio pelas gerações que vem por aí. Mesmo os que tem cerca de 20 anos, já cresceram com isso. E de tanto conviverem com máquinas, acabaram se tornando parecidos.

Meus filhos, com certeza vão aprender a jogar bola do que FIFA SOCCER. Vão ganhar uma bicicleta, antes de ganharem um ipad. Vou ensiná-los a fazer um carrinho de rolimã, montar uma casa pros seus bonequinhos, ao invés de jogar farmville no Orkut. Vão brincar com pedaços de madeira, ao invés de jogar Star Wars no WII. Eu quero que meus filhos sejam humanos.

Pensem. Estamos acabando com o planeta. Esse planeta está pedindo socorro desde meados do século passado. Estamos completamente desarmonizados com a natureza. Esse "Bum" de empregos é ilusório. Existem empregos sim, mas a instabilidade ainda é grande e já atingiu os grandes países.

Quanto disso não influência desse excesso de informação? Quantas vezes excesso de informação não vira fofoca e portanto, pode não ser real.

Nós não somos obrigados a engolir isso, a nos tornarmos de novo o que desejam que sejamos. Com tantos livros, tantas escolas, tantas linhas psicológicas, científicas e filosóficas atualmente que falam em auto-conhecimento, não podemos mais deixar isso acontecer. A não ser que quem leia, ache bonito, mas sempre da boca pra fora. E na prática sempre faz o contrário. Aí desculpe, você colabora pra continuar nesse processo de queda.

Queda! Sim! E tudo que cai, uma hora bate no chão!

Só um adendo: em uma aula, comentava com um aluno das aptidões mentais possíveis à todos e quaisquer humanos. Após a minha explicação, ele falou:"Nossa! Então na realidade não precisaríamos de todos esses apetrechos!" E eu disse que sim. Ele então respondeu, com uma expressão de tristeza:"Estamos então indo pelo caminho reverso, né?". Eu, com a mesma tristeza, também respondi que sim.

Eu sei que muitas vezes parece que eu remo contra a maré. Algumas sim! Porque...pra onde essa maré está nos levando? E eu estou aqui no planeta com vocês. Sou parte de vocês e vocês são parte minha. Eu sou vocês e vocês sou eu! A isso é dado o nome de Compaixão...Se vocês se entristecem, eu me entristeço também. Se estão alegres, eu também estou. Mas nesse momento, meu tom á a preocupação...com meus irmãos humanos. Irmãos, de todas as raças, opções sexuais, times, partidos políticos, seitas religiosas, enfim. Irmãos!!!

Bom, agora me deem licença que como estou morando longe de todo mundo, vou ligar pra alguém que eu gosto. Não se surpreenda se eu ligar pra você qualquer dia desses, ou aparecer na sua casa. É que estou com saudade mesmo!

Um grande beijo à todos!

Um comentário:

  1. Que linda mensagem! Eu estava discutindo justamente sobre isso estes dias com minha irmã... As pessoas estão se deixando levar e esquecendo do calor humano... bjs

    ResponderExcluir