sábado, 11 de agosto de 2012

A Espanha no Futebol e o Vôlei do Brasil: Na Era de Aquário???

Um aquariano entra numa sala e fica sabendo que ali só tem aquarianos. Um leonino entra em uma sala e fica sabendo que ali só tem leoninos. Sabem a diferença???

O aquariano vai dizer:"Nossa!!! Que legal!! Todo mundo aqui é aquariano!!

Já o leonino vai pensar:"Nossa!!! Tinha que ser só eu de leão aqui", ou coisas como "sou o mais leonino do que eles", e por aí vai.

Hoje assistia ao jogo de futebol do Brasil nas Olimpíadas, e como sempre acompanho esse esporte, vejo as tendências e caminhos que estão seguindo.

Cada vez mais o futebol brasileiro se torna um esporte de mídia a qualquer preço, colocando como símbolo o Neymar. Coitado. Imaturo, seduzível, talento em uma geração com talentos escassos. Há 15 anos atrás, ele seria apenas mais um dos talentos. Símbolo de um coletivo inexistente que depende de um lampejo ou outro de alguém um pouco acima. Ainda (talvez até por ser aquariano, se coloque como um membro do grupo e não como seu líder). ele falha, consecutivamente. A pouca idade não é justificativa, uma vez que os escorpianos Pelé e Maradona na mesma idade chamavam a responsabilidade para si, agindo sob a ação do signo de leão. Um tempo que já foi.

Essas ações, baseadas em um único indivíduo acima de um grupo, está acabando. Já estando em transição, para a Era do Coletivo, onde o todo é mais importante do que o individualismo.

Começo com a seleção de futebol da Espanha. O time conta com um dos três melhores goleiros do mundo (Casillas), um dos melhores zagueiros e mais bem encaminhados (Piquét, que namora a Shakira...rsrs), dois dos melhores volantes (Xabi Alonso e Xavi), e os três melhores meias (Sim, os três melhores!! Iniesta, David Silva e Xavi - ou vai ter algum panaca que vai falar que o Ganso joga mais que algum desses três???). Já que falamos no Sid da Era do Gelo (bicho preguiça), ops, do Ganso, já vale a comparação. Vejo os três meias citados acima, colocando todo seu talento para o coletivo, assim como dois deles já o fazer no Barcelona (sabem, aquele time que ganha quase tudo que disputa, que faz os outros times parecerem amadores ou covardes ou ambos?!?! Que tem o maior talento do mundo, Messi, que também coloca seu talento em função do time e não usa um cabelo ridículo ou promove festas em comerciais de TV? Então, é esse time aí). Esse time me faz pensar muito nessa transição. Enquanto o brasileiro citado nem merece mais comentários, devido a preguiça causada pela soberba.

Outro time que simboliza isso, é o time de Vôlei do Brasil. E pelo menos há uns dez anos...me lembro do time de 1992, esse vivia muito ainda dos talentos individuais...mas esse regido pelo Bernardinho, é impressionante! Giba, Ricardinho, Serginho, André Eller, Gustavo, Murilo, Rodrigão, Giovane, Nalbert, André Nascimento, Dante, Rodrigão e todos os outros que passaram ou estão, sempre pensam no coletivo. É notável e honroso ver como o Bruno cresceu sob várias dicas do Ricardinho (só um dos dois melhores levantadores da história) e ficou no banco de reservas. E o Giba?!?! Sei lá quantas vezes o melhor do mundo, "P" da vida por não poder jogar, triste por ser sua última Olimpíada. Vive com sangue nos olhos. E põe tudo que tem pelo grupo. O grupo é sempre mais importante. Comparado ao já citado Ganso, ou Neymar que simbolizam esses pseudo-jogadores, pseudo pop-stars do futebol. De um tempo que também já passou. Que, como vemos, não funciona mais. Não dá pra ver o Cristiano Ronaldo, do alto dos seus 1,85 de puro ego, e desejo insaciável por cabelos, telões e holofotes, tendo que "subir em uma escada" pra tentar ver o talento da personalidade simples de Leonel Messi? E a antipatia que as pessoas tem por ele?!?! E o Tchua-tchá do Neymar?!?!!? Não vou nem iniciar o assunto que é essa a figura masculina popular que as crianças admiram...meu Deus!!!

Vejo os "aquarianos" Giba, Ricardinho, Xavi, Iniesta, Messi, sempre empregando o que tem para o coletivo. Vejo que isso já ocorre em muitos meios profissionais e em relacionamentos que, enfim, funcionam. Os egos mais de lado e os talentos mais em alta, em uso...

Me parece que a Era dos machos alfa está acabando...passando para a Era mais humana...os leões estão caindo, é interessante...menos predadores, menos animais instintivos e com sede de controle, e mais liberdade e coletividade...claro que sei que pela transição, as pessoas ainda estão perdidas, pois não estão preparadas, e o caos parece instalado...mas mudança, traz bagunça mesmo!!!

Vocês devem estar achando que sou aquariano e que detesto os leoninos...bem pelo contrário! Nasci no dia 27/07 sob o signo de Leão. E sou fã de Leoninos como Usain Bolt, Magic Johnson e Barack Obama (esse último até criticado por não ser o ditador que os EUA tanto gostam que os represente na presidência). Além disso, o fato de nascer sob a regência de signo tal não é justificativa para atos idiotas...

Lembro também do filme Madagascar 2: A zebrinha toda feliz encontrando todo o bando!!! Lembram?!?! Achei interessante no final, que ele também se incomoda por perder a individualidade...e por isso estou frisando: Usar a individualidade em favor do todo, e não usar todos em favor do individualismo!!!

Prestem atenção nas colocações da frase acima...na escrita...

E vc?? Em que Era está??????

Nenhum comentário:

Postar um comentário